in

A ciência explica porque a maioria dos partos acontecem a noite. E você nasceu que horas?

Você já parou pra pensar que a maioria dos partos acontecem durante a noite? É comum ver pessoas dizendo que nasceu às 2,3 horas da manhã. Um estudo feito na Espanha mostrou que a maioria dos partos são feitos pela noite e de manhã.

Os pesquisadores descobriram que existia uma padrão de nascimento, principalmente durante as primeiras horas da manhã. Os números de partos iam diminuindo do meio-dia para o começo da noite.

Em uma enquete feita pelo Instagram da CRESCER (@revistacrescer), 47% das mães disseram que o bebê quis chegar na madrugada. Mas por que isso acontece?

Basta perguntar para algumas pessoas próximas mais velhas que horas elas nasceram. E você vai reparar que a maioria vai dizer que foi à noite, ou então ao amanhecer. Isso não é uma coincidência. Isso porque o parto humano natural é predominantemente noturno, assim como o dos primatas.

Além disso, há fatores hormonais que influenciam o trabalho de parto, e que são afetados também pela luminosidade e pela sensação de segurança e intimidade que a maioria de nós tem no fim do dia.

Outro fator analisado foi a diferença entre inverno e verão. No inverno a concentração de nascimentos durante o começo da manhã é maior. Já no verão, a concentração máxima acontece entre as 20 e 12 horas. O que pode explicar isso é a luminosidade. Já que o sol nasce mais tarde no inverno ajudando a ter mais partos no começo da manhã.