in

Surto de ‘hepatite misteriosa’ em crianças preocupa o mundo

Mais uma doença incerta vem causando dor de cabeça em profissionais do mundo inteiro. No Brasil, há casos suspeitos mas ainda não foram confirmadas. Quatro pacientes no Rio de Janeiro e três no Paraná estão em observação e precisam de mais exames para a confirmação.

“A pasta orienta aos profissionais de saúde e da Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sistema Único de Saúde (VigiAR-SUS) que suspeitas sejam notificadas imediatamente”, respondeu a pasta ao Globo. A doença vem atingindo as crianças e adolescentes menores de 16 anos.

Segundo fontes confiáveis, o primeiro caso aconteceu no Reino Unido. O país também teve o primeiro caso de morte da doença. A Indonésia também anunciou três mortes.

Nesta quinta-feira, a Argentina, que faz fronteira com o Brasil, registrou o primeiro caso da doença. Uma criança de 8 anos, do sexo masculino, foi internada no Hospital Infantil da Cidade de Rosário. O caso foi o primeiro notificado na América Latina.

Sintomas: Os principais sintomas da doença são o amarelamento dos olhos e da pele, vômitos, dormes abdominais e diarreias.